O curso
Com o avanço da tecnologia, cada vez mais empresas buscam a automatização dos seus serviços e criando suas próprias soluções digitais. Diante desse cenário a profissão de engenheiro de software é reconhecida no mercado de tecnologia da informação e comunicação como uma das melhores profissões em crescimento e excelente remuneração.
O Engenheiro de software atua na “parte lógica” desenvolvendo soluções e mantendo as empresas no mercado digital.
Então, basicamente, estes profissionais projetam e guiam o desenvolvimento de programas, aplicativos e sistemas, de forma que atendam aos requisitos e cumpram as funções determinadas.
O conteúdo programático oferece sólida formação para capacitar os profissionais a atuarem na concepção, desenvolvimento, implementação e manutenção de software e infraestrutura; em aplicações de software utilizadas para melhorar processos de negócios e solucionar problemas de tecnologia da informação; em Gestão de projetos e Áreas relacionadas a TI; na inovação de produtos de software, por meio da compreensão das necessidades da sociedade atual; na ação empreendedora na área de TI, por meio da compreensão das perspectivas e oportunidades de negócios; em projetos de banco de dados e na análise e manipulação de dados. O curso visa atender à demanda de empresas que necessitam de profissionais qualificados na área, com um alto índice de empregabilidade.
O egresso oriundo do curso de Bacharelado em Engenharia de Software desenvolverá a capacidade profissionais capacitados para adaptar-se às evoluções científicas e tecnológicas da Computação, contribuindo como agente transformador da sociedade de forma ética e coerente.
O profissional formado através do curso de Engenharia de Software é preparado para atuar no mercado de desenvolvimento de software, próprio ou para empresas de desenvolvimento, podendo atuar como engenheiro/arquiteto de software, podendo também atuar como desenvolvedor, analista de sistemas e requisitos, consultor, gestor de empresas e equipes de desenvolvimento, gestor e analista de qualidade de software, engenheiro de dados, levando em consideração a adaptabilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicações e as vocações institucionais. Aos egressos do curso espera-se:
•Sejam capazes de desenvolver soluções, individualmente ou através de equipes para desafios e problemas complexos, relacionados aos domínios de conhecimento e de aplicação.
•Sejam capazes de agir de forma reflexiva na construção de software, compreendendo o seu impacto direto ou indireto sobre as pessoas e sociedade.
•Compreendam o contexto social no qual a construção de software é praticada, bem como os efeitos do desenvolvimento software na sociedade.
•Entendam os aspectos financeiros e econômicos, associados a novos produtos e organizações.
•Entendam a importância da inovação, empreendedorismo e da criatividade, e compreendam as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes.
•Compreensão dos conceitos base da área da ciência da computação, sistemas de informação e matemática.
As características apresentadas acima sobre o egresso permitiram ao profissional formado através do curso de engenharia de software o acompanhamento das evoluções tecnológicas e científicas, as quais acontecem com muita rapidez. De forma mais específica espera-se que o egresso seja capaz de:
•Prática profissional que leve em consideração questões éticas, sociais, legais e econômicas;
•Elicitação, análise, modelagem, especificação, validação e gerenciamento de requisitos de software;
•Modelagem, análise e projeto de software; inclui princípios, estilos, métodos, modelos arquiteturais e padrões de projetos;
•Implementação de software;
•Verificação e validação de software;
•Manutenção e evolução de software;
•Garantia e qualidade de software;
•Gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software;
•Utilização de processos de softwares existentes ou por ele criado/adaptado utilizando-se modelos de melhorias;
•Emprego do conhecimento de Engenharia de software utilizando métodos, técnicas, tecnologia e ferramentas computacionais
•adequadas ao contexto do desenvolvimento de software.
Mercado de trabalho
O profissional graduado em Engenharia de Software poderá atuar em organizações nacionais e internacionais, governamentais, startups, como Desenvolver softwares e apps, Gerenciar projetos ligados aos softwares, Arquitetar o design estrutural dos programas e Realizar testes nos sistemas, além disso, poderá atuar com a administração de bancos de dados, manutenção dos sistemas e até algumas atividades relacionadas à documentação, gestão de projetos e a composição dos manuais de instruções.
Poderá também gerenciar seu próprio negócio atuando como empreendedor.
Titulação
Engenheiro de Software
Turno
Noturno
Modalidade
Ao Vivo
Duração
8 semestres