O curso de Fonoaudiologia do UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande oferece atendimento gratuito na área da voz para pacientes pós-Covid 19. As sequelas apresentadas são desde cansaço ao falar até rouquidão acentuada.
Um estudo realizado em Madrid (Espanha) evidenciou que 71,4% dos 79 pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por Covid-19 apresentaram sintomas persistentes de distúrbios de voz, sendo importante a atuação fonoaudiológica.
As alterações vocais se devem aos problemas respiratórios e musculares advindos da doença, levando a uma comunicação ineficiente e desagradável. Em casos mais graves, necessitam de intubação orotraqueal, que ocasiona maiores sequelas vocais e até dificuldade para engolir (disfagia).
Segundo a coordenadora do curso de Fonoaudiologia do UNIVAG, professora Andreia Cristina, pacientes que passaram por procedimentos invasivos no tratamento da Covid 19 ainda podem apresentar paresia ou paralisia das pregas vocais e outros danos laríngeos.
“Portanto, o fonoaudiólogo é o profissional da saúde habilitado para auxiliar na avaliação e recuperação destes pacientes”, ressaltou.
Os pacientes são atendidos semanalmente por alunos do último ano do curso de Fonoaudiologia do UNIVAG, com a supervisão de professores com ampla experiência e especialidade na área da voz.
“Além da prestação do serviço para a comunidade, os alunos colocam em prática o conhecimento aprendido em sala de aula”, reforça a coordenadora.
Os atendimentos são realizados na Clínica Integrada do UNIVAG, através de agendamento. Cada paciente passa por uma avaliação para a realização do planejamento terapêutico individualizado.
O agendamento é feito na Clínica Integrada do UNIVAG, presencialmente ou pelo telefone (65) 3688-6153.
Os atendimentos são realizados seguindo os protocolos de biossegurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Autor: Patricia Xavier
Fonte: Assessoria UNIVAG