O UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande recebeu representantes da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra Mulheres de Várzea Grande e Nossa Senhora de Livramento para encerramento das ações do ano. O encontro aconteceu na última quinta-feira (01.12), no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do UNIVAG.
Foi realizada oficina de monitoramento e avaliação e apresentação de resultados alcançados. Também foram traçadas propostas de melhorias no trabalho em Rede para 2023.
O UNIVAG contribui com elaboração e execução de projetos de pesquisa interdisciplinar através de seus cursos, buscando a efetivação, implementação e fortalecimento de frentes acadêmicas com a temática da violência doméstica e familiar contra a mulher.
Em parceria com o Poder Judiciário de Mato Grosso, o UNIVAG atua junto ao projeto “Ser Mais”, que trabalha na conscientização de homens que respondem por crimes de violência doméstica contra mulheres, agressões tipificadas na Lei Maria da Penha (11.340/06).
Os participantes são encaminhados pela Vara de Violência Doméstica e têm encontros semanais com uma equipe multidisciplinar do UNIVAG, composta por médicos, advogados, psicólogos, assistentes sociais e acadêmicos dos cursos correlatos do Centro Universitário.
O UNIVAG firmou sua atuação no combate à violência doméstica contra a mulher assinando um Termo de Cooperação com demais órgãos públicos, como o Poder Judiciário, por intermédio do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, e com o suporte da Defensoria Pública do Estado, Prefeitura de Várzea Grande e Nossa Senhora de Livramento.
Participaram da reunião: a equipe que trabalha com o grupo de reflexão aos homens; coordenadora do curso Serviço Social UNIVAG, professora mestre Terezina Fátima Paes de Arruda; professora e Assistente Social do NPJ UNIVAG, Tânia Mara e o coordenador do NPJ, professor Dr. Afonso Winter Junior. O Ministério Público, a Polícia Militar, com a tenente-coronel Emirella que comanda em Mato Grosso, a Patrulha Maria da Penha e a delegada da DEDMCI-VG, Mariell Dias.
Representando o município de Várzea Grande, esteve presente a Dra. Ana Cristina Vieira, Secretária de Assistência Social de VG, o Secretário de Defesa Social, Alessandro Ferreira da Silva, a Coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Guarda Municipal Sirlei Salete Piasecki.
Representando o Poder Judiciário da comarca, esteve presente o Juiz Dr. Jorge Luiz Tadeu Rodrigues. Das instituições civis que integram a rede além da BPW-VG, participou a vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica de MT - ABMCJ-MT, Dra. Flavia Moretti. O promotor Dr. Marcelo e as Assistentes Sociais do Ministério Público, Michelle Moraes Santos e Nancy Cristina Ito Moreira.
Autor: Patricia Xavier
Fonte: Assessoria UNIVAG