No dia 02 de abril comemora-se o ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’ e o tema será discutido durante evento no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) que acontecerá na próxima sexta-feira (1º). A realização é uma parceria de alunos, professores e coordenação do curso de Psicologia e o CAPSi Curumin.
O evento é gratuito e aberto ao público em geral. As palestras serão no bloco C, auditório 2 do campus Univag, das 8h às 11h da manhã. Além de explanações sobre o tema, os psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais ligados ao assunto vão participar de uma roda de conversa com família que lidam com autismo no dia a dia e acadêmicos.
“É de extrema importância a participação de pessoas que lidam diariamente com o autismo na nossa discussão para transmitir a realidade enfrentada pela família. Também dos profissionais que podem expor suas experiências e os acadêmicos da área da saúde que terão que lidar com pacientes autistas durante o exercício da profissão. Será um aprendizado para todos.”, enfatiza o coordenador de Psicologia Luiz Guilherme Araújo.
O autismo
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.
As causas do autismo ainda são desconhecidas, mas a pesquisa na área é cada vez mais intensa. Provavelmente, há uma combinação de fatores que levam ao autismo. Sabe-se que a genética e agentes externos desempenham um papel chave nas causas do transtorno.
Quanto aos fatores externos que possam contribuir para o surgimento do transtorno estão a poluição do ar, complicações durante a gravidez, infecções causadas por vírus, alterações no trato digestório, contaminação por mercúrio e sensibilidade a vacinas.
Fonte: Assessoria de Imprensa Univag