Destaques

17.05.2016 às 12:00hs

Educação a Distância em MT é discutida durante o 1º Colóquio do Univag

O  cenário atual da EAD no Estado do Mato Grosso, a docência na Educação a Distância e  a integração das tecnologias orientadas para a aprendizagem,  foram os principais destaques do   1º Colóquio do Centro Universitário de Várzea Grande(Univag), realizado no  último sábado (14.05), na instituição.

Tendo como público alvo,  professores, pesquisadores e alunos, o evento tem o objetivo de proporcionar discussões sobre a modalidade, incentivando interessados no assunto a debatê-la sob diferentes pontos de vista.

Os inscritos pelo sistema acompanharam os trabalhos das 3 mesas em duas modalidades, ouvinte e expositor.

O  Colóquio contou com a participação de ouvintes  que receberam  certificado, valendo 5h de atividades complementares para alunos da graduação.

Para o vice-reitor do Univag, professor  Flávio Foguel, que foi mediador/expositor do  tema Cenário atual da EAD  no Estado de Mato Grosso, o nível do evento foi elevado, pois "os participantes interagiram com muita atenção aos assuntos expostos", afirmou. Para ele, o Colóquio acontece naturalmente, como uma sequência do trabalho do CDEaD, o que favoreceu a todos os ouvintes e expositores no sentido de demonstrar a maturidade e qualidade do Univag, também na modalidade a distância.

“O Univag  tem  uma preocupação em   oferecer na  Educação a Distância um alto padrão de qualidade”,  disse o Vice-reitor.  O professor doutor Jorge Eto  falou  sobre o desenvolvimento Local da EaD, pois "poderá gerar possibilidades de melhorias sociais em Mato Grosso, colaborando para a ampliação das competências dos atores locais a partir de propostas como as do Univag", conclui.

Para organizador do 1º Colóquio e diretor do Centro de Desenvolvimento em Educação a Distância do Univag,  professor doutor Allan Kozlakowski,   que  abordou o tema  Docência EAD:  Experiências com o Foco no Aprendizado,  a  ideia   é abranger as discussões sobre a EaD no estado, fomentando a cultura do uso das tecnologias nos processos de aprendizagem.

"Discutir e implementar propostas de cursos na modalidade a distância tem sido o desafio atual no Brasil e, nesse sentido, uma das maiores preocupações do Univag é a formação e a qualificação docente para atuar na geração de conteúdos norteados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e exigências locais, visando orientar os profissionais nos processos do ensino na modalidade, como professores-tutores", afirmou.

O evento foi considerado de ótimo nível pelos expositores convidados e público ouvinte, pois os assuntos tratados são importantes para disseminar a cultura da EaD local, com desenvolvimento lastreado pela qualidade dos materiais didático-pedagógicos e pela atuação dos professores-tutores. "Além das exposições muito claras, objetivas e democráticas - fato que favorece a cultura Univag sobre a modalidade como proposta de trabalho qualitativo - várias das perguntas nucleares foram iniciadas e sequenciadas pelas mesas de trabalho", destacou o professor Allan Kozlakowski. Segundo o Vice-reitor, "A primeira direcionou o raciocínio para a realidade no estado do Mato Grosso, exibindo a preocupação com programas e cursos que efetivamente venham a contribuir para a formação de qualidade. Essa filosofia de trabalho evidencia também a existência de instituições que fazem justamente o oposto, ofertando cursos sem qualidade e que deixam os discentes à deriva." A segunda mesa tratou com bastante clareza as dificuldades da formação docente para a atuação na modalidade, expondo, segundo o professor doutor Allan Kozlakowski, "exemplos de profissionais Univag, cuja qualidade verificada no ensino presencial recebeu a formação adequada no CDEaD para que pudessem se desenvolver no trabalho com o AVA". A terceira mesa referiu-se ao uso das tecnologias em diferentes meios de comunicação. "O empenho dos expositores foi o de demonstrar como os recursos tecnológicos estão presentes na vida das pessoas e o quão úteis podem ser quando tratados em projetos qualitativos, servindo à mediação necessária, à interlocução (no dialogismo dos textos, nas ilustrações e com os objetos de aprendizagem) e aos princípios atrativos da interatividade no AVA", concluiu a professora mestre Dolores Garcia, mediadora da terceira mesa de trabalhos.

O próximo Colóquio é previsto para acontecer em Novembro, após o feriado da Proclamação da República, em 18 e 19/11/2016.

A divulgação e procedimentos para a inscrição estarão disponíveis no site Univag a partir de setembro. Fica a dica para os interessados em participar!

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