Evento visou trazer uma discussão diferenciada sobre carreira, currículos, que podem agregar ao acadêmico quanto a sua formação profissional
O Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) abriu o I Simpósio das Engenharias: Civil, Elétrica e de Produção na noite desta quarta-feira (26) com a palestra “Jobs & Careers: como trabalham e contratam as maiores empresas do mundo,” ministrada pelo consultor e gerente da multinacional alemã SAP, em parceria com a Porsche Careers, Sr. Alexandre Carmo. O evento das Engenharias será composto por palestras e minicursos, entre os dias 26 a 29 de outubro, no auditório V, no Bloco D.
Para o coordenador do Núcleo Básico das Engenharias do Centro Universitário de Várzea Grande, Prof. Dr. Leandro Luetkmeyer, o evento visa trazer uma discussão diferenciada sobre carreira, currículos, que podem agregar quanto a formação profissional do acadêmico. Serão ministradas palestras que atendem o alunado do 1º ao 10º semestre dos cursos das Engenharias: Elétrica, Civil e de Produção do Univag. “A ideia é oferecer aos estudantes uma visão profissional externa, com dicas e cases para que o aluno possa se aperfeiçoar ainda mais. Teremos a discussão de ferramentas modernas de gestão e controle, networking profissional, como o Linkedin, e de que forma o profissional deve se preocupar com seu perfil nas redes sociais para que o contratante possa ter uma boa visão na hora da contratação do engenheiro”, destaca o coordenador.
Para o estudante do 4º semestre do curso de Engenharia Elétrica do Univag, Wellingthon de Oliveira Rocha, 20, o evento vem contribuir de uma forma extracurricular na sua formação. Na avaliação dele, o Univag tem proporcionado o despertar para o aluno com novas ideias sobre qual área seguir, após formado. “No início do curso, não sabia qual seria meu rumo profissional. Hoje no 4º semestre, pretendo atuar em usina hidrelétrica, isso é por conta das palestras que o Univag tem proporcionado para nós acadêmicos desde os primeiros semestres do curso”, avalia Rocha.
A acadêmica do 7º semestre do Curso de Engenharia Civil, Ana Carolina Reis Melo, 22, transferida de outra instituição de Ensino Superior de Cuiabá, afirma que o diferencial do curso no Centro Universitário de Várzea Grande se dá ao incentivo oferecido aos alunos a terem o prazer em atuar na profissão, não somente pela remuneração, mas amar o que se faz. “É através desse ciclo de palestras e eventos que o aluno tem a oportunidade de esclarecer dúvidas, que muitas vezes não dá tempo de sanar com o professor em sala de aula”, disse.
Curso de Extensão
“Umas das palestras é como lidar com a liderança e com o primeiro emprego, além de vários temas importantes que serão ministrados na Semana das Engenharias. Vejo o evento de hoje como um curso de Extensão, além de enriquecer nosso currículo”, avalia a acadêmica do 4º semestre do curso de Engenharia de Produção do Univag, Miriam de Almeida, 31 anos.
Diferencial do curso
O diferencial dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica e de Produção do Centro Universitário de Várzea Grande comparado às outras instituições de Ensino Superior de Cuiabá é que conta com corpo docente altamente qualificado, sendo que 70% dos professores da instituição possuem títulos de doutores e mestres. O curso de Engenharia Civil do UNIVAG difere-se dos demais cursos da região, pois, além das disciplinas típicas da modalidade, oferece disciplinas de Projetos em todos os semestres.
A Pró Reitora de Graduação do Univag, a profª M.Sc. Elisabet Aguirre, representando a reitoria da instituição, destaca que o evento da noite desta quarta-feira, vem enriquecer o conhecimento do alunado e a vinda de palestrantes renomados, garante a qualidade da formação profissional do Centro Universitário de Várzea Grande que conta com nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC). “Parabenizo os coordenadores dos cursos das três Engenharias em promover um evento tão rico ao nosso alunado e voltado a reflexão com o mercado de trabalho. É uma experiência magnífica, o palestrante tem muito a oferecer a vocês alunos”, finaliza.
Autor: Cristiane Sagioratto
Fonte: Assessoria Univag