Destaques

09.11.2016 às 15:00hs

UNIVAG abre 1º dia do Pantanal Cozinha Brasil com renomados Chefs de Mato Grosso

Participantes tiveram a oportunidade de conhecer novas técnicas e preparo de alimentos exóticos da culinária regional

O Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) em parceria com a Coordenação do Curso de Gastronomia abriu o primeiro dia do evento “Pantanal Cozinha Brasil” na Cozinha Experimental da instituição por meio da ministração de duas oficinas práticas apresentadas pelos Chefs Fernando Mack- consultor do Curso de Gastronomia do Univag e André Vitaliano, na última terça-feira (08.11).

Sob o tema: Baru, o cerrado e sua versatilidade, Mack trouxe novas técnicas de como é feito o preparo do Peixe Piraputanga, criado em água doce. Na oportunidade, acadêmicos de Gastronomia, Nutrição e adeptos da culinária receberam dicas de como é feito o preparo do peixe muito apreciado na culinária matogrossense, pois sua carne é saborosa e, quando cozida possui uma coloração avermelhada, o que faz algumas pessoas acreditarem que durante o preparo o extrato de tomate foi utilizado como tempero. Além de como é feito o preparo da Piraputanga de Psicultura, os participantes receberam dicas de como cozinhar lentamente o peixe para não perder a cartilagem. Como sobremesa, foi apresentado pelo Chef o preparo da paçoca de baru, feita com mel de abelhas nativas e açúcar de Baunilha de Chapada dos Guimarães.

“O papel fundamental do profissional de gastronomia é descobrir o uso de ingredientes da nossa região e estar próximo ao produtor rural, usando produtos mais naturais possíveis. Uso o óleo do Pequi para sobremesa fica maravilhoso, onde muitas pessoas conhecem o uso do Pequi apenas inteiro e cozido”, destaca o Chef.

Já o Chef André Vitaliano, apresentou aos participantes, algumas técnicas de cortes de peixes bem como o preparo de diferentes tipos de creme, como por exemplo, o de Assaí. O Chef ensinou também como é feito a utilização do creme de Assaí no preparo dos pratos.

De acordo com a coordenadora do Curso de Gastronomia do UNIVAG, a profª Dra. Adriene Paiva, o objetivo do evento visou aproximar alunos do Centro Universitário de Várzea Grande, alunos que gostam da área de Gastronomia em ter a oportunidade de conhecer novas técnicas e preparo de alimentos exóticos.

Para o acadêmico do 2º semestre do Curso de Gastronomia do Univag, Diego Alves, participar de um evento deste porte, é de extrema importância. “Foi uma oportunidade única, ter contato com os Chefs aqui hoje, com certeza, nós não teríamos isso em outra instituição de Ensino. Trazer nomes como esses é válido e enriquecedor para nosso conhecimento”, destaca. O estudante possui um restaurante Delivery em Cuiabá e destaca que a busca pelo curso no Univag vem ao encontro de expandir sua empresa bem como divulgá-lo na gastronomia cuiabana.

Diferencial do Curso

Diego conta que a opção pelo Centro Universitário de Várzea Grande em dar início ao curso de Gastronomia se dá pelo fato dele já ter concluído o Curso de Engenharia Civil na instituição em 2009 e pela infraestrutura. “Acredito no desenvolvimento e na parte prática deste curso tanto pela infraestrutura como pelos profissionais da área da gastronomia envolvidos nele”, finaliza o acadêmico.

Autor: Cristiane Sagioratto
Fonte: Assessoria Univag

503 Service Unavailable

Service Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

Additionally, a 503 Service Unavailable error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.