O Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) participa do Startup Weekend Cuiabá, a maior maratona de empreendedorismo do mundo, com 54h de duração. Com o tema Smart Cities o evento reuniu desenvolvedores de softwares, designers, administradores e, qualquer pessoa empreendedora com uma boa ideia. O evento aconteceu nesta sexta-feira (25) na Arena Pantanal e foi até domingo (27) de novembro.
O Startup Weekend Cuiabá - SmartCities é um evento voltado a empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas que se uniram para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups de alto impacto. O maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em mais 150 países de todos os continentes.
O UNIVAG tem como o diferencial, a Educação Empreendedora. Para a instituição, a atitude empreendedora é competência fundamental para qualquer formação na cidade Universitária UNIVAG. A instituição investe e apoia o empreendedorismo dentro e fora do campus.
“O UNIVAG tem desenvolvido um trabalho muito forte na educação empreendedora dentro do nosso campus, que é trabalhada com um valor formativo em todos os cursos. Procuramos apoiar todos os eventos voltados para o empreendedorismo, que é uma oportunidade de inserção dos nossos alunos”, comenta o professor e Pró-reitor do UNIVAG Flávio Foguel.
O evento começou na noite de sexta-feira (25) com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros a se juntarem a seus times.
Durante o sábado e o domingo, os times focaram em encontrar um modelo de negócios e criar um produto viável mínimo (MVP), utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup, Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes.
Durante a maior parte do tempo houveram mentores convidados, especialistas em suas áreas à disposição dos participantes. No domingo, os times apresentaram o que construíram e receberam feedbacks valiosos de jurados experts.
Com o tema SmartCities, que é o mesmo que falar de cidades inteligentes. O evento abordou soluções que evoluem na direção de uma forte integração de todas as dimensões que impulsionaram as cidades, brasileiras ou não, na capacidade da inteligência: humana, coletiva e artificial, disponíveis em uma cidade, através de soluções práticas.
“É o UNIVAG colaborando com a criação de um eco sistema de um ambiente empreendedor para Cuiabá, Várzea Grande e todo o Mato Grosso”, finalizou o professor.
As três melhores soluções serão premiadas.