O Segundo dia do Pantanal Cozinha Brasil começou com um delicioso café da manhã na Padaria e Confeitaria da Cozinha Experimental do Univag Centro Universitário, nesta quarta-feira (11), com a oficina prática ‘Produtos de Panificação Moderna, Tecnologia no Ultracongelamento’, ministrada pelos consultores Ângelo de Souza e Fábio Chargas.
Durante a manhã, a Cozinha Experimental recebeu ainda a chef Manu Buffara que apresentou aos participantes a oficina ‘Cozinhando com a terra: conceito, ingredientes e sustentabilidade’. No período da tarde, foi a vez dos chefs mato-grossenses Felipe Fogaça e Jhuan Shneider que ministraram a oficina ‘Jacaré – Exótica carne do Pantanal e cortes de gado pantaneiro.
As oficinas práticas de panificação aconteceram em dois horários, às 8h e 14h, na Padaria e Confeitaria do Univag. Durante a oficina os participantes puderam aprender as novas técnicas de ultracongelamento, fermentação, pães especiais pré-assados, massas de bolos congeladas, massas de pães hiper-hidratadas de baixa e longa fermentação, pães rústicos de maior valor agregado, conceito de ponto quente e ainda conhecer equipamentos modernos de alta qualidade e fácil manuseio que auxiliarem em todo processo nas panificadoras.
“Na hora de escolher pelos equipamentos para a panificadora é importante saber se cada máquina irá atender às demandas requeridas por você durante o processo de produção”, destaca o técnico de panificação Fábio Chagas.
A chef Manu Buffara deu um show de interação gastronômica, ela apresentou sete receitas durante a oficina, tirou dúvidas dos participantes e ressaltou a importância da valorização dos ingredientes regionais. “Todos os estados do Brasil têm alguma coisa para mostrar e Mato Grosso é um estado muito rico em peixes, carnes e o que a gente precisa é dar valor no que nós temos na nossa região, não só aqui mas em todo o Brasil. E esse evento é uma experiência incrível, é uma mistura gastronômica de chefs, estudantes e amantes da gastronomia e insumos de todo o país”, cita a chef Manu.
Manu destacou a estrutura da Cozinha Experimental do Univag e ressaltou o quanto é importante ter uma cozinha completa para desenvolver a gastronomia. “Fiquei encantada com a qualidade da estrutura da Cozinha Univag, desde as panelas ao ambiente climatizado, é tudo perfeito, é uma inspiração para os estudantes de gastronomia, o Univag está de parabéns”, comenta a chef.
Já os chefs Felipe Fogaça e Jhuan Shinaider ensinaram três receitas e deram várias dicas sobre cortes de gado pantaneiros. Com foco na valorização de produtos regionais os chefs apresentaram o ‘ceviche de jacaré’, ‘ ceviche de banana da terra’ e ‘filé de jacaré grelhado e flambado na cachaça com chimi-churri de coentro selvagem e pequi’.
As oficinas práticas realizadas no campus Univag receberam alunos, chefs, empresários e amantes da gastronomia de Mato Grosso. Para a chef de buffet em Primavera do Leste, Miriam Gavila, o evento, além de trazer novas tendências, proporciona uma interação no mundo da gastronomia. “Essa interação com chef regionais e nacionais faz repensar nos conceitos gastronômicos. Cada um tem um jeito diferente, isso dá oportunidade de tirar novas técnicas para introduzir nossa realidade de trabalho”, avalia a Miriam.