Cozinha Experimental do Univag - Centro Universitário de Várzea Grande foi palco de diversas oficinas práticas do Pantanal Cozinha Brasil. Durante dois dias, diversos chefs regionais e nacionais deram um show na preparação dos seus pratos. Todos os participantes se deslumbraram com a estrutura ofertada pelo curso de Gastronomia do Univag.
Irreverente, ousado e criativo, o chef nacional André Mifano apresentou pratos deliciosos de forma divertida. De entrada, ele fez uma Salada de Folhas, seguido do Tartar e finalizando com Arroz Mar e Montanha, prato que leva lula na receita. Pela primeira vez em Mato Grosso, André ficou encantado com as belezas do estado e se surpreendeu com a Cozinha Experimental do Univag.
"Há tempos que eu não vejo uma estrutura tão legal, bonita, limpa e caprichada. O mais importante de tudo são os equipamentos de ultima geração e, claro, o corpo docente, os alunos e a equipe do Univag, que fez tudo funcionar. Faz tempo que não sou tão bem recebido como fui aqui", ressaltou.
Na padaria e confeitaria da Cozinha Experimental, a chef Pâtisserie Joicy Lima ministrou a oficina prática - Transformando doces simples em sofisticadas sobremesas. Joicy adoçou o dia trazendo a receita de um delicioso bolo de baunilha com recheio de limão e doce de leite com nozes. Os participantes colocaram em prática o que aprenderam com o manuseio da pasta americana.
"Fiquei mega feliz com o convite para participar deste evento. É um trabalho que eu faço há muito tempo e ver tanta gente querendo aprender algo simples e fácil de fazer foi especial. O espaço oferecido pelo Univag é completo, os materiais, utensílios, bancadas corretas, tudo perfeito, eu adorei a Cozinha Experimental", destacou.
A renomada chef Helena Rizzo, de São Paulo, do Restaurante Mani, Manioca e Padoca do Mani, deu um show de aula prática trazendo o tema Da Lama ao Caos: fragmentos tropicais. De entrada, Helena Rizzo, que recebeu o prêmio de melhor chef mulher do mundo, preparou Banana Caiçara. Para o prato principal, Peixe do Dia na Folha de Taioba, a chef escolheu o nosso tradicional Pacu. E para fechar, Helena Rizzo preparou um maravilhoso Lámen de Pato.
Esta é a segunda vez que Helena Rizzo vem à Cuiabá para participar do evento. "Eu acho que Mato Grosso tem um astral solar e adoro os peixes do estado. Eu sempre trago pratos que fazemos no Restaurante Mani. São pratos que refletem bem a maneira como a gente faz a cozinha lá. A estrutura da Cozinha do Univag é maravilhosa, sobretudo as pessoas que atuam aqui. Os chefs, toda a equipe, me senti bem acolhida", afirmou.
Finalizando as oficinas práticas com degustação e harmonização de vinhos do Big Lar, a chef homenageada da edição 2018 do Pantanal Cozinha Brasil, Leila Malouf, e sua filha Ariani Malouf, encantaram os participantes com suas receitas tradicionais sobre Cozinha Afetiva e Memórias de Infância.
Leila Malouf iniciou a oficina preparando seu famoso prato de Quibe Cru. Em seguida, fez Arroz Virado com carne, berinjela e snalbar. "Fiquei comovida com esta homenagem, me senti honrada. Só com cozinha profissional nosso buffet já tem 25 anos, são duas homenagens. Este evento é maravilhoso, ele traz a gastronomia de primeira mão e pessoas com amor pelo que faz", afirmou.
Já Ariani Malouf, com a ajuda da mãe, preparou Cordeiro Assado e Pilaf de Grãos com Crumble de Avelãs. Receitas que fizeram os participantes pedirem mais. "Quando se fala de mãe e filha, como nosso caso, o cardápio não tinha como ser outro. Porque minha história com a cozinha começou com o Quibe Cru, com as esfirrinhas, o Arroz Virado, que foram ensinados para mim desde criança. E eu fui criando amor pela cozinha através dessas receitas", disse emocionada.
O vice-reitor do Centro Universitário, professor Flávio Foguel, afirma que co-realizar um evento como o Pantanal Cozinha Brasil está dentro da estratégia da instituição, que é apoiadora e participante de grandes eventos de relevância para o estado.
“Co-realizar o Pantanal Cozinha Brasil é muito importante para o Univag, porque primeiramente o evento cuida de algo muito importante para o estado, que é a questão da gastronomia regional. Segundo é que com isso nós proporcionamos aos nossos alunos uma formação ainda mais rica, porque ele tem possibilidade durante a graduação de interagir com os melhores chefs do país. Além da formação de qualidade que o aluno já tem, com muita pratica, nós temos a possibilidade dessas interações. Nossos alunos, além de estarem participando das oficinas, também estão estagiando nos melhores restaurantes de Cuiabá, que estão proporcionado jantares magnos. Isso faz a diferença na formação. Por isso somos o melhor curso do país”, pontuou.
A edição 2018 do Pantanal Cozinha Brasil aconteceu nos dias 09 e 10 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Além das oficinas realizadas na CozinhaExperimental do Univag, o evento promoveu aula show com o professor de Gastronomia da instituição, o chef Bruno Kimura, e o chef Marcelo Cotrim, e também com o chef e consultor técnico do curso, Fernando Mack.
Autor: Patricia Xavier
Fonte: Assessoria Univag