Uma viagem explorando os principais polos gastronômicos do Continente Americano. Uma experiência vivida por um mochileiro, passando pela Argentina, Chile, Peru, Venezuela, Cuba, México e Estados Unidos. Essa foi a temática do jantar O Melhor das Américas, realizado por alunos do 3° semestre do curso de Gastronomia do Univag, Centro Universitário, na última terça-feira (4), no restaurante da instituição.
O evento contou a presença da Pró-Reitora Administrativa, Maura Medeiros, o diretor Administrativo Marcelo Medeiros, gestores, professores, chefs de cozinha e imprensa. Os convidados se surpreenderam com o tema, pratos e criatividade dos alunos. "Nós pensamos primeiro na viagem de um mochileiro, na escolha dos pratos e preferimos os menos conhecidos nas rotas turísticas gastronômicas dos países. A ideia era surpreender, atingimos nosso objetivo", conta o aluno Diego Alves.
O início do jantar foi marcado pela entrada do mochileiro no restaurante, que contou suas experiências e situações inusitadas por onde andou, deixando os convidados admirados. A Chef do restaurante Mahalo Cozinha Criativa e buffet Leila Maluf, Ariane Maluf, ficou encantada com o tema proposto e o sabor dos pratos. "Eu vim sem saber o que iria encontrar e foi surpreendida. Eu conheço alguns desses países e através dessa viagem pelos sabores e culturas de cada um deles deu para sentir um pezinho lá. Deu para perceber o empenho e dedicação dos alunos, o carinho na montagem e combinação de cada prato. O Univag está de parabéns por incentivar projetos como esse", comenta Ariani.
A viagem teve início na Argentina, e deu origem a entrada do jantar. A escolha dos alunos foi a Empanada Argentina. A cada prato que chegava às mesas, uma surpresa diferente. O prato principal faz parte da gastronomia cubana e ganhou destaque. Empratado com requinte em uma 'marmita', deixou os convidados maravilhados com a inovação e criatividade. "Eu fiquei admirado pela qualidade do evento, feito por ainda alunos. Eu apoio esse tipo de evento porque incentiva a busca pela qualificação profissional, a gastronomia vem evoluindo muito e o Univag faz parte desta evolução. Com toda essa estrutura que oferece aos alunos está fazendo a diferença. Isso nós vimos no Melhor das Américas", destaca Jamil Ayoub, chef proprietário do restaurante Al Manzul.
A consultora Técnica do Sistema Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Marta Regina Torezam, aprovou a iniciativa dos alunos, visando o mercado gastronômico. "Aqui está um exemplo de como é possível fazer um trabalho sério e com qualidade. E vem ao encontro do que o mercado está pedindo," avaliou a consultora.
A ideia do jantar surgiu através do projeto integrador, onde os alunos desenvolvem um trabalho que os prepara para o mercado de trabalho. "Essa é a primeira turma de Gastronomia do Univag e o projeto materializa o que nós queremos, que é fazer com que os alunos vivenciem os desafios do mundo real, chegando ao mercado de trabalho como grandes profissionais qualificados e preparados", ressaltou a coordenadora do curso, doutora Adriene Paiva.
O cardápio, a seleção das bebidas e decoração do ambiente, desenvolvidos pelos alunos, chamaram a atenção dos convidados. "É um evento que nos dá muito orgulho, ver nossos alunos realizar um evento com essa competência estando ainda no 3° semestre. Desde a organização do evento até os detalhes dos pratos. E o mais importante, não são pratos corriqueiros, foram pratos diferenciados que a maioria dos convidados não conhecia inclusive chefs. Foi surpreendente. É um indicador de que o caminho de formação de qualidade e preparação efetiva para mercado de trabalho com excelência está acontecendo no Univag", destacou o Vice-Reitor, professor Flávio Henrique Foguel.
Para o chef Fernando Mack, o evento foi além das expectativas. Por ser idealizado por alunos causou grande impacto nos convidados. "Foi um evento real e feito por acadêmicos. Teve um nível de qualidade profissional, que foi elogiado e reconhecido por todos. Esse é um grande diferencial do Univag: preparar os alunos para mercado de trabalho" comentou o chef.
O Diretor Administrativo do Univag, Paulo Cerqueira, parabenizou a competência dos alunos na organização do evento. "Poder ver esse trabalho dos alunos, ver todo o esforço, a dedicação nos detalhes, esse nível de acabamento desde a entrada até os vinhos, foi um toque que irá fazer a diferença na vida profissional de cada um deles", citou Paulo Cerqueira.