A XIV Semana da Agronomia do Univag - Centro Universitário de Várzea Grande reuniu, nos dias 06, 07 e 08 de maio, alunos que debateram temas atuais da área, como tendências de mercado e os desafios futuros. Nesta edição, a programação foi especial em comemoração aos 20 anos do curso de Agronomia e 30 anos da instituição.
Durante os três dias de evento, os alunos participaram de várias palestras e atividades voltadas à agricultura brasileira. Neste ano, alunos egressos do curso, já inseridos no mercado de trabalho, contaram sua trajetória profissional após se formarem no Univag.
"Cerca de oito ex-alunos participaram do evento contando suas conquistas e o que enfrentaram para entrar no mercado de trabalho. Tivemos também a participação de ex-alunas, mostrando que as mulheres estão se inserindo cada vez mais no Agro, que antes era considerado um campo mais masculino", ressaltou o professor Carlos Bezerra.
A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT) também esteve presente no evento representada pelos gestores Marlene Lima (Gerente de Sustentabilidade), Daniel Pasculli (Gerente de Defesa Agrícola) e Thiago Bras Rocha (Gerente de Política Agrícola e Logística) que divulgaram os programas Agrocientista e Soja Livre, palestraram sobre Defesa Agrícola, Logística Infraestrutura e Tributação Agrícola e demais temas importantes para o agronegócio.
O coordenador do curso de Agronomia do Univag, professor Rogério Castro, acredita que o evento proporciona aos acadêmicos o contato com agrônomos experientes que relataram, durante as palestras, as principais dificuldades do setor agrícola e as soluções tomadas atualmente.
"Tradição da instituição, a Semana de Agronomia é realizada com a função de entrosar os alunos com o que está acontecendo na atualidade. As apresentações permitiram a eles vivenciarem o dia a dia dos engenheiros agrônomos, as dificuldades vividas, as barreiras superadas e o sucesso profissional", disse.
O agrônomo Reginaldo Travassos, que estudou na primeira turma do curso de Agronomia do Univag, ano 1999/2004, palestrou sobre sua trajetória profissional, pontuando as infinitas possibilidades na área.
"Agronomia é uma profissão maravilhosa. Não sei se os alunos conseguem ter essa noção ainda na faculdade. No meu caso eu não tinha. Eu só tive o real tamanho das atividades que podem ser feitas depois que eu me formei e comecei a atuar na área. Não desistam, persistam até o fim, se dedicando ao estudo. A base que a instituição oferece é excelente. Eu tenho orgulho de dizer que o curso de Agronomia do Univag é um dos que melhor forma o profissional para o mercado”, exaltou.
O curso de Agronomia do Univag forma engenheiros agrônomos com capacidade técnico-científica e responsabilidade social, aptos a administrar a utilização dos diversos fatores necessários para os sistemas de produção das principais culturas agrícolas do país, como soja, milho, algodão e cana-de-açúcar. O profissional em Agronomia está apto a desenvolver e resolver problemas relativos ao setor agrícola, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
Confira Galeria de Fotos: http://www.univag.com.br/fotos/422/xiv-semana-da-agronomia-do-univag-aborda-temas-atuais-da-area-e-conquistas-profissionais/
Autor: Patricia Xavier
Fonte: Assessoria UNIVAG