Mais de 500 pessoas foram atendidas na área da saúde no UNIVAG Solidário, realizado no dia 09 de outubro, no Centro Universitário de Várzea Grande. Nesta edição, a ação social foi realizada em parceria com o projeto Multiação.
Foram oferecidos atendimentos gratuitos em Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, e consultas médicas com especialidades como cardiologia, pneumologia, pediatria, infectologia, oftalmologia, entre outros.
O reitor do UNIVAG, doutor Drauzio Medeiros, lembrou que o projeto UNIVAG Solidário não parou seus atendimentos durante a pandemia, se adequando à nova realidade. Segundo ele, entre 2019 e 2020 mais de 50 mil atendimentos gratuitos foram realizados na clínica.
“A partir de agora estamos dando continuidade a essa parceria com o Multiação e UNIVAG Solidário, que são trabalhos complementares e extremamente importantes, porque os dois têm a mesma finalidade: atender àquela população que nem sempre o Estado tem condição de alcançar, e não ele que faça mal, mas sim devido à sobrecarga”, enfatiza.
O objetivo do UNIVAG Solidário é promover uma mostra dos projetos e ações que são desenvolvidos ao longo do ano na Instituição, através da integração entre professores, alunos e a comunidade do entorno.
Este ano a ação foi voltada apenas para a saúde devido a carência da população diante da paralisação dos serviços durante a pandemia.
"O UNIVAG Solidário este ano além de mais uma vez exercer a cidadania dos alunos e colaboradores, reforça, nesse momento de pandemia, o compromisso com a sociedade, a prática da empatia e dos conhecimentos técnicos adquiridos ao longo dos estudos", afirmou a coordenadora da Clínica Integrada UNIVAG, Mariana Souza dos Santos.
Os atendimentos foram realizados por alunos do UNIVAG, supervisionados por professores, seguindo medidas de biossegurança, após cadastros e agendamentos feitos com antecedência.
Com dores no joelho há cerca de três meses, a dona de casa Madalena Silva, 53 anos, foi em busca de consulta com um ortopedista. Sem condições de pagar consultas e exames particulares, ela diz que o evento é um recurso muito importante para a população. "Com a pandemia, muitas pessoas perderam o emprego, as condições financeiras na realidade da gente não são fáceis, não dá para ter um acompanhamento com médico”, disse.
Outro beneficiado foi o serralheiro aposentado Durval Barbosa, 67 anos, que fez o agendamento para atendimento com cardiologista. Morador do bairro Maringá 1, ele conta que é a primeira vez que participa e que há tempos precisava fazer exames cardiológicos. "As ações ajudam muito a comunidade, principalmente, para quem não tem condições de pagar. É uma oportunidade pra gente cuidar da saúde. Somos gratos por isso", disse.
Quem também aproveitou para se consultar com uma psicóloga foi a estudante Valéria Oliveira, 26 anos. "Esse é um projeto acessível e que beneficia a população em geral, já que são realizados atendimentos para pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. É uma grande oportunidade importante no social”, afirmou.
O UNIVAG Solidário faz parte do calendário da Instituição, que tem como missão formar profissionais-cidadãos preparados para atuar no mercado de trabalho dentro dos valores da ética, da solidariedade e da cidadania.
Fonte: Assessoria UNIVAG