"Tudo começou com a realização de um grande sonho da minha mãe. Ela amou e cuidou de dois primos especiais, com necessidades físicas e mentais e sempre desejou proporcionar alguma alegria para crianças especiais de Várzea Grande e Cuiabá”. Essa fala é do diretor administrativo do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Marcelo Medeiros sobre a Páscoa Univag.
Há 20 anos o Univag se transforma no ‘coelhinho da Páscoa’ para alegrar cerca de 500 crianças com deficiências múltiplas, físicas, mentais e psicológicas. O principal objetivo é doar amor a essas 'crianças' que tem idade de 2 a 50 anos. O trabalho social acontece também no dia das crianças.
As escolas que recebem o Univag todos os anos são: Pestalozzi de Cuiabá, Centro Pedagógico de Ensino Maria da Silva Marques (CENPER), Raio de Sol, Luz do Saber e Pestalozzi de Várzea Grande. Todas filantrópicas que dependem de ações como essas, para manter a estrutura aos alunos e proporcionar alegria em datas especiais.
Em sintonia, participam do projeto alunos de diversos cursos como Fisioterapia, Educação Física e Enfermagem, além de professores e funcionários técnicos administrativos. “Nós chegamos aqui com o intuito de doar, nos doar, mas na verdade somos nós quem mais recebemos”, declarou a aluna Fernanda Bezerra Rado, do 6º semestre de Fisioterapia do Univag.
Coordenadores e diretores das escolas veem a ação como uma oportunidade de agregar conhecimento afetivo para os alunos especiais e para alunos do Univag, que participaram com atividades recreativas. “Para nós é gratificante merecer a atenção do Univag e uma oportunidade de conhecer nossa realidade”, disse a diretora de uma das escolas.
“Gostaria de agradecer os colaboradores, professores e alunos do Univag que trabalham de forma voluntária para que essa ação se torne realidade todos os anos. E também a imprensa por divulgarem esse bonito projeto”, disse Marcelo.
Esse ano, o sonho da família Medeiros se realizou entre os dias 14 e 18 de março. Essa é mais uma ação social do Univag que possui o Selo de Instituição Socialmente Responsável, agraciado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).