Destaques

10.06.2016 às 11:20hs

Projeto Integrador é apresentado por alunos do curso de Ciências Biológicas do Univag

Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) apresentaram nesta quarta-feira (08.06), na pirâmide do Bloco B da instituição, os seus Projetos Integradores com o tema: As Áreas de Atuação do Biólogo, o trabalho faz parte das atividades curriculares desenvolvidas durante o semestre em sala de aula, contando com a orientação de professores do curso. Uma exposição foi montada na pirâmide da instituição com pesquisas feitas pelos alunos.

Os números de casos de dengue e Zika vírus cresceram no estado e despertou o interesse dos acadêmicos em estudar sobre o mosquito transmissor. A partir daí, fizeram pesquisas e construíram maquetes de casas, sendo um quintal com foco do mosquito e outro bem cuidado. Em uma residência tinha caixa d’água destampada, pneus, piscina sem limpeza e lixo espalhado, objetos que servem de berçário para aedes-aegypti . Na outra, existia uma melhor atenção para evitar o criadouro do mosquito.

Ao exibir os trabalhos, os acadêmicos mostraram uma espécie de armadilha para o transmissor, além de exibir a evolução do inseto. Um jogo de tabuleiro gigante foi construído pelos alunos como forma de conscientização sobre mosquito.

As pesquisas de biomonitoramento ambiental foram realizadas em uma área de brejo , dentro do campus do Univag e no Parque Flor do Ipê, onde uma quantidade de água foi coletada no local, constatando a existência de coliformes fecais, ou seja, indicadores de contaminação fecal. 

As pesquisas feitas com seres vivos do solo servem para identificar possíveis impactos ambientais e antrópicas. Dessa forma, os acadêmicos puderam experenciar atividades que possam intervir nas ações de recuperação de áreas degradadas. 

O Geoprocessamento e Georreferenciamento/SIG, de Microbiologia ambiental foram outros assuntos expostos na apresentação do Projeto.

O Uso do Habitat e Atividade de Macroinvertebrados do Solo em Área de Fragmentação e Degradação, utilizando formigas, grilos, besouros, aranhas, piolho de cobra e outros insetos foi o principal assunto de pesquisa na apresentação dos trabalhos do 7º semestre de Ciências Biológicas. 

“É a partir daí que conseguimos descobrir a quantidade de Macroinvertebrados que vivem no solo, além de descobrir se estão apresentando variações, disse Maycom Pereira", acadêmico do curso.

Para a coordenadora de Ciências Biológicas do Univag, Prof ª Ma. Márcia Ap. Rodrigues Nassarden de Abreu dessa forma que o biólogo vai atuar e desempenhar diversas atividades profissionais nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia e Produção, através de consultorias e assessorias técnicas, desenvolvendo Perícias e outras atividades da profissão.

“O Projeto Integrador tem o objetivo de associar conceitos das disciplinas que foram estudadas, bem como discutir e apresentar aos alunos diversos segmentos de atuação em pesquisas, podendo ser inseridas no campo de atuação", disse a coordenadora.

Autor: Cristina Cavaleiro
Fonte: Assessoria Univag

503 Service Unavailable

Service Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

Additionally, a 503 Service Unavailable error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.