O Univag Centro Universitário, um dos organizadores do Pantanal Cozinha Brasil, trouxe para a cozinha experimental da instituição a renomada chef naturalista Bela Gil, fechando assim o 3º dia das oficinas práticas do evento. Durante três dias a cozinha recebeu inúmeros chefs regionais e nacionais, assim como estudantes de várias instituições de ensino de todo o Estado que ficaram deslumbrados com a estrutura ofertada pelo Curso de Gastronomia do Univag.
Pela primeira vez em Mato Grosso, Bela Gil fez questão de mostrar aos participantes que não precisa muito tempo para preparar uma comida saudável. A chef naturalista apresentou, de forma prática, o preparo de quatro receitas que podem ser feitas em até 40 minutos. Bela apresentou abóbora kabocha com alecrim ao forno, cookie com farinha de jatobá e castanha de baru, figo grelhado com creme de castanha e limão, purê de painço com couve-flor e alho poro e ainda deu várias dicas sobre preparos de pratos vegetarianos.
“Esse conceito do Pantanal Cozinha Brasil de valorizar a gastronomia regional é muito importante, é uma forma da gente resistir às comidas industrializadas e processadas e faz com que a gente olhe para região, para o produtor e valorize a regionalidade. Esse regaste do paladar é muito importante para fazer com que os filhos e netos continuem propagando essa gastronomia maravilhosa e sustentável que Mato Grosso tem”, destaca a chef Bela.
Durante a oficina, Bela citou que a Cozinha Experimental do Univag é uma das mais completas onde ela já ministrou aula. “Se todas as cozinhas que eu fosse dar aula tivesse essa estrutura que o Univag tem seria uma beleza. Aqui tem tudo, é climatizada, completa de utensílios e equipamentos. É uma cozinha completa e perfeita”, destaca Bela Gil.
Ao mesmo tempo na padaria e confeitaria da Cozinha Experimental o chef patissier Tarso Quadros ministrou a oficina com o tema ‘Doces com Glamour: como transformar doces simples em sofisticadas sobremesas. Tarso é o chef da Fábula Doces Finos, e apresentou quatro receitas: bolo de baru, leite de castanhas, creme de pequi com leite de castanha e a trufa pantaneira. O chef ressaltou a importância do evento para o Estado.
“Mato Grosso tem ingredientes excepcionais produzidos aqui mesmo. E esse evento visa essa valorização não só da gastronomia regional, mas também dos produtos produzidos aqui. E o apoio do Univag nisso tudo é muito importante, além de dar valor no que é nosso, hoje a gente vê que a instituição tem a melhor Cozinha de Estado, é bem ampla, suporta duas ou três oficinas acontecendo ao mesmo tempo, é tudo climatizado, a padaria e confeitaria tem todos os equipamentos necessários para uma produção de alto padrão”, cita o chef patissier.
Ao final de cada oficina, os participantes degustaram os pratos harmonizados com vinhos apresentados pelo sommelier do Big Lar, Luiz Roberto Lima.
Além das oficinas realizadas na Cozinha Experimental no Campus da instituição, o Univag promoveu aulas-show com degustação na Cozinha de Vidro e com o bar divertido, ofertando drinks elaborados com produtos regionais durante o evento no Centro de Eventos Pantanal.
O vice-reitor do Centro Universitário, Professor Mestre Flávio Henrique Foguel, afirma que co-realizar um evento como o Pantanal Cozinha Brasil está dentro da estratégia da instituição, que é apoiadora e participante de grandes eventos de relevância para o Estado. “Nós não estamos promovendo só a gastronomia regional, através deste evento estamos promovendo Mato Grosso que nos acolhe como instituição de ensino. E para nós esse evento é muito relevante não só para a Gastronomia, mas para os Cursos de Nutrição, Engenharia de Alimentos que participou com alunos e professores”, declara o Vice-reitor Professor-mestre Flávio Henrique Foguel.
Durante os três dias de evento, a Cozinha Experimental do Univag chamou atenção de todos os alunos e chefs nacionais e regionais que ministraram oficinas. “O Univag já se destaca de uma forma geral pela metodologia de ensino seus cursos. A Gastronomia é um curso que se envolve com grandes eventos que acontecem na cidade. A Cozinha Experimental é uma das mais modernas e equipadas do país. Isso traz uma vivência prática para os alunos, eles participam dos eventos não só como plateia, mas desde a organização, ao auxílio de grandes chefs”, comenta a Coordenadora do Curso de Gastronomia, Professora Mestre Adriene Alexandre Paiva.
Para a acadêmica do 2º semestre de Gastronomia Univag, Cleid Hermes, o evento foi uma preparação para o mercado de trabalho. “Foi uma experiência incrível, o curso nos proporciona muitas aulas práticas, isso nos traz uma vivência no que nos espera no mercado de trabalho, além de nos levar a conhecer os produtos e a gastronomia de nossa região”.
O chef de cozinha do Spa do Sesc Porto Cercado em Poconé, Jhuan Schneider, também passou pela Cozinha Experimental do Univag durante o Pantanal Cozinha Brasil. “Eu não conhecia a Cozinha do Univag, ainda não tinha visto uma estrutura profissional e educacional tão completa, fiquei impressionado. É muito interessante, hoje em dia a gastronomia não tem como aprender e desenvolver sem uma estrutura e com professores qualificados. E aqui no Univag você encontra tudo isso, a instituição, os professores e os alunos estão de parabéns”.
Gastronomia Univag
O curso superior de tecnologia em Gastronomia do Univag tem por objetivo formar profissionais capacitados e competentes, aptos a atuar na área gastronômica. A estrutura da Cozinha Experimental do Curso de Gastronomia do Univag está entre os cincos melhores do país. Considerado um laboratório gastronômico de alto padrão, a cozinha recebe grandes eventos nacionais, regionais e institucionais. Todos contam com 100% da participação dos alunos.
“Desde que o Univag se propôs a implantar o Curso de Gastronomia, uma das primeiras atitudes da instituição foi procurar no mercado quais seriam os grandes diferencias que poderíamos ofertar em um Curso de Gastronomia, entres esses diferencias foi pensado a Cozinha Experimental, como grande laboratório gastronômico que proporciona ao aluno uma vivência prática do mercado de trabalho. Outro grande diferencial do Curso de Gastronomia Univag é a aproximação com o mercado de trabalho, e esse evento é uma prova disso. Os nossos alunos têm um apreender a fazer muito forte e a questão da gestão gastronomia é muito aparente no curso, o que levar a formar um chef gastrônomo preparado para gerir o seu próprio negócio”, conta o Diretor de área da Educação Tecnológica do Univag Professor Doutor Alessandro Augusto Lopes.
Para o chef e consultor técnico do Curso de Gastronomia Univag, Fernando Mack, um dos principais fatores que influenciam na qualidade de um chef é a estrutura onde o mesmo se profissionaliza. “A teoria é muito importante, mas a técnica é consolidada através da prática e nosso Curso de Gastronomia, além de ser muito forte em gestão e criatividade, tem 60% de aulas práticas. No primeiro semestre os alunos já vão para cozinha”, comenta Mack.
O Vice-reitor falou ainda sobre as novidades na Gastronomia Univag. A instituição abrirá em breve o curso de Pós-graduação em Alta Gastronomia Brasileira e Panificação e Confeitaria. “Nós estamos trazendo grandes profissionais do eixo nacionais, para ministrar dois novos cursos de Pós-Graduação em Gastronomia, com isso vamos potencializar a formação do gastrônomo. E outra novidade é que o curso não é só para gastrônomos, mas também para todos os profissionais da área de alimentos como nutricionistas, engenheiros de alimentos e tecnólogos em alimentos e também para amantes de gastronomia e confeitaria”.
Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria Univag