Nessa Terça feira, visitamos o Edifício do Sebrae Nacional, a saída do Hotel foi às 9:10h, o céu estava limpo e claro, e chegamos rápido ao destino, pois o trânsito estava tranquilo.
Ao chegar ao sitio nos deparamos com o edifício localizado na quadra 605 Sul, frente ao eixo rodoviário-residencial e próximo ao Lago Paranoá, cuja fachada faz menção a arquitetura Brasiliense, com seus brise-soleils e pilotis, o que chamou a atenção de imediato foi a clareza empregada em seus materiais, uma mescla entre o concreto aparente e estrutura metálica cuja disposição, segundo as palavras do arquiteto foi colocada como um segundo plano sobre a estrutura de concreto de modo a ficar revelada e exposta.
Fachada do Edifício do Sebrae Nacional
Foto: Anderson Ramme
Já na entrada do edifício, um espelho d’água convida a todos a um passeio contemplativo sobre um caminho que parece flutuar nas aguas onde pilotis em concreto nascem e vão de encontro com o restante da estrutura.
Espelho d´agua na entrada do Sebrae Nacional
Foto: Anderson Ramme
Os ventos circulam no prédio como se não houvesse nada para os impedir, o que mantém a temperatura agradável mesmo em dias mais quentes, dispensando assim o uso do ar condicionado em boa parte do ano e durante o expediente, aliás, eficiência energética é um traço forte do projeto, já que toda a agua das chuvas é captada e a iluminação natural domina nos ambientes de trabalho e de treinamento que o edifício comporta.
Atravessando a parte publica de atendimento e recepção um grande pátio interno da as boas vindas ao visitante, o local além de espaço de convivência é onde também se realizam os eventos da instituição.
Pátio central – espaço de convivência do Sebrae Nacional
Foto: Anderson Ramme
Pátio central – espaço de convivência do Sebrae Nacional
Foto: Anderson Ramme
Sala de treinamento do Sebrae Nacional
Foto: Anderson Ramme
Vista do Teto verde sobre o auditório do Sebrae Nacional
Foto: Anderson Ramme
Foto de encerramento da visita técnica ao Sebrae Nacional
Foto: Anderson Ramme
Palácio Itamaraty, Brasília – DF
Após a visita do SEBRAE, passamos por algumas embaixadas e seguimos para o espaço ITAMARATY. Almocei com uns colegas no restaurante Coco Bambu no Pontal do lago Paranoá, no qual obtém um ambiente agradável e disponibiliza uma vista para lagoa, além de a comida ser ótima!! (E barata pra quem vai comer com várias pessoas)
No Palácio Itamaraty o que mais me chamou atenção foi ao entrar ver uma escultura de Mary Vieira, eram várias lâminas de alumínio que podiam ser moldáveis conforme o espectador quiser, dessa forma existe uma interação da arte com o público. Também, vários móveis, tapetes e quadros que pertenceram à família Real.
Autor: Vivian Monteiro – ARQ 161-M