Chegada a hora de nossa visita técnica: Logo após o almoço, do dia 03 de outubro, fomos conhecer a TV Cultura, rede de televisão pública brasileira sediada na cidade de São Paulo. Televisão de caráter educativo e cultural. Fundada, originalmente, em 1960 pelos Diários Associados e reinaugurada, em 1969, pela Fundação Padre Anchieta.
Atualmente, mantida pela Fundação Padre Anchieta, uma fundação sem fins lucrativos que recebe recursos públicos, através do governo do estado de São Paulo, e privados, através de propagandas, apoios culturais e doações de grandes corporações.
Neste espaço, visitamos a parte jornalística.
Batemos um papo com a jornalista Joyce Ribeiro âncora do Jornal da Cultura. Ela nos disse que estudar a Língua Inglesa é muito importante para quem quer atuar no jornalismo ou com editor de textos para jornal e TV. “Às vezes, me deparo com uma palavra que não sei o significado, corro para um dicionário que carrego na bolsa, diz Joyce. Ela acrescenta: “Procuro, também, me atualizar, continuamente; fazendo cursos. Além de estudar sempre”.
Tivemos uma aula de como elaborar Roteiro para livros, e entrevista com Sergio Bonfim, roteirista da TV Cultura.
Em entrevista com a Sra. Marisa Guimarães – Diretora de Produção da TV Cultura, tivemos o delineamento de como as peças jornalísticas e televisivas são produzidas, e a necessidade da escrita correta da Língua Portuguesa. Verificamos que, ao escrever um texto, não me basta apenas saber a gramática, mas há elementos extralinguísticos que completam o sentido do texto.
Nessa tarde, conhecemos a parte histórica da TV, apresentada pelo senhor José Maria Pereira Lopes, coordenador do CEDOC. Ele nos contou várias histórias e convidou as alunas para realizarem pesquisas de TCC e Mestrado nos arquivos da TV Cultura.