Notícias

13.04.2015 às 13:00hs

Dia mundial da voz será comemorado com ações no Parque Mãe Bonifácia

A voz é um importante instrumento de trabalho para qualquer profissional, por isso é primordial os cuidados que geram qualidade de vida. Com objetivo de promover conscientização da população sobre o assunto, o curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) realiza evento no Parque Mãe Bonifácia, no dia 16, das 8h às 18h, com atividades que promovem a saúde vocal. O evento é em alusão ao dia mundial da voz, comemorado nesta data.

Orientações, exercícios vocais para a prevenção das disfonias, detecção precoce por meio do mutirão da voz, apresentações musicais e distribuição de brindes, são algumas atividades realizadas durante o dia de comemorações. Além de detecção de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

Cerca de 70 alunos, supervisionados pelos professores atenderão a população. Para a professora, fonoaudióloga e especialista em voz pelo Centro de Estudo da Voz (CEV-SP), Andréia Cristina Munzlinger, é necessário dar maior atenção à voz para adquirir maior qualidade de vida. Ela avalia o projeto como bom para a sociedade, que receberá atendimentos gratuitos e aos acadêmicos que vivenciarão na prática o que aprendem em sala de aula.

“A sociedade é beneficiada pelas ações de promoção da saúde vocal e prevenção das disfonias. Assim como, toda a comunidade acadêmica podendo por os conhecimentos em prática”, disse.

A Fonoaudiologia estuda a comunicação, a linguagem, a audição e a interação entre todos estes aspectos. Cabe ao Fonoaudiólogo diagnosticar e tratar problemas que possam ocorrer na comunicação, tais como surdez, gagueira, dicção incorreta, ou problemas de respiração que atrapalhem a fala.

O fonoaudiólogo além de atuar nos problemas de fala, também atua na prevenção por meio de ações de conservação vocal como a Campanha da Voz.

Confira programação:

08h às 12h e das 14h às 18h – “Plantão de atendimento”, ou "mutirão da voz", composto por triagens, avaliações, testes e exames que fazem parte da nossa rotina de trabalho. Os procedimentos de detecção de alteração vocal serão seguidos de acompanhamento. A demanda gerada nestas atividades deverá ser drenada para clínicas escola do UNIVAG ou serviços oferecidos no SUS.

08h às 12h e das 14h às 18h – “Caça ao tesouro” com kit voz. Os indivíduos que estiverem no local poderão participar do Quiz e ganhar algum dos brindes que beneficiam a voz (maçã e/ou água mineral em copo).

08h às 12h e das 14h às 18h – Orientações a comunidade com distribuição de folder informativo aos indivíduos que estiverem realizando atividades físicas no local. As orientações mais comumente vinculadas nas campanhas de voz estão relacionadas à definição do que é voz, principais sintomas das disfonias (rouquidão, fadiga, dor ao falar, etc.), dicas e regras de higiene vocal, além de orientações quanto à conduta no caso de uma  disfonia crônica ou recorrente.

08h às 12h e das 14h às 18h – “Painel da Voz”. Os indivíduos poderão deixar a sua assinatura e/ou mensagem sobre a voz e reforçar o compromisso de cuidar da saúde vocal.

08h30 às 9h30 e das 16h às 17h – CONCHA ACÚSTICA - Canto coral e apresentações artísticas.

10h às 10h30 e das 15h às 15h30 – CONCHA ACÚSTICA – “Exercite a sua voz”. Serão apresentadas práticas de alongamentos associadas aos exercícios vocais, a fim de prevenir as disfonias.

Autor: Ana Sampaio
Fonte: Assessoria Univag

503 Service Unavailable

Service Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

Additionally, a 503 Service Unavailable error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.