Cerca 190 alunos dos cursos de Medicina, Odontologia e Biomedicina do Centro universitário de Várzea Grande (Univag), prestaram atendimento de saúde voluntário durante a 23º Ação Global, realizada neste sábado no Sesi Papa em Cuiabá.
Os acadêmicos de Medicina da instituição fizeram avaliação médica e verificação de sinais vitais, glicemia capilar, colesterol e Avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) nos pacientes. Dependendo do quadro clínico, eles eram encaminhados para as Clínicas Integradas do Univag. Os alunos também realizaram práticas educativas de prevenção e promoção da saúde.
Já os acadêmicos de Odontologia prestaram atendimento de prevenção e diagnóstico precoce do Câncer Bucal. Dependendo da situação, os pacientes também eram encaminhamentos para tratamento nas Clínicas Integradas da Instituição, no caso de extração, restauração e canal.
Exames de Análises Clínica, incluindo glicemia e hemograma completo e urina tipo I, foram alguns serviços desenvolvidos pelos alunos de Biomedicina do Centro Universitário de Várzea Grande durante a ação.
Mais de 100 serviços foram ofertados durante a Ação Global 2016, contando com a participação de 650 voluntários, que ofereceram atendimentos de saúde, cidadania, educação, esporte e lazer para a população. A iniciativa acontece em todos os estados e no Distrito Federal. É uma parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) com a Globo em prol da cidadania no país.
A confecção de Documento de Identidade, Carteira de Trabalho, recurso de Seguro Desemprego, orientações sobre direitos trabalhistas, negociação de dívida de serviço de água, ofertas de vagas de estágio e emprego, além de corte de cabelo e manicure foram outros serviços oferecidos durante a ação.
Ação Global
No Brasil, a Ação Global já prestou mais de 45 milhões de atendimentos em 22 edições. Em 2013, também em Cuiabá, a Ação Global realizou 36 mil atendimentos. Rondonópolis foi a cidade escolhida para a edição de 2014, seguida por Cáceres em 2015, com 17 mil e 15 mil atendimentos, respectivamente.
Autor: Cristina Cavaleiro
Fonte: Assessoria de Imprensa